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quarta-feira, 18 de maio de 2011

“o uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista”

Acredita-se erroneamente que a mera inclusão das tecnologias na educação é uma forma de inovar ou modernizar a educação e seu processo de ensinar e aprender, e assim dar novo significado para o aluno, para o professor e para escola, porém a análise do “uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtivista”, mostra-nos que as tecnologia, são apenas ferramentas a disposição da educação, que as posturas e concepções educacionais do contexto é que a nortearam para contribuir efetivamente para a construção social e real do conhecimento ou para mera reprodução, mantendo o status quo.
O uso das tecnologias na educação a distância e na prática pedagógica construtivista requer repensar: concepções de aprendizagem e ensino; múltiplas metodologias; objetivos; papel do professor; papel do aluno; tratamento do conhecimento e papel da escola. Para que a educação assuma nova postura social e política; e aconteça a construção do conhecimento significativo.
A aprendizagem construtiva valoriza: o diálogo; as interações entre os sujeitos e o ambiente, no processo de construir o conhecimento, pois acredita, que o mesmo emerge das necessidades, desejos, inquietudes e perturbações, embutidos nas experiências, refletindo um significado pessoal e social, que levam o sujeito de um estágio de acomodação à assimilação.
No entanto ao selecionar ou utilizar as novas tecnologias na educação à distância construtiva deve-se considerar: os contextos, possibilidades e significados para Discutir a dinâmica da construção do conhecimento, estabelecer relações entre identidades individuais, sociais e coletivas, relacionando o particular e o geral, construindo noções de diferenças e semelhanças, de continuidade e permanência. E assim utilizá-las para “apoiar o pensamento reflexivo, conversacional, contextual, completo, intencional, colaborativo, construtivo e ativo dos estudantes a distancia” (Revista Em aberto, p.73, 1993).
O uso da internet, computador, multimídia, hipermídia, construção de web Page e hipertexto, na educação a distância, contribuem para as atividades colaborativas e exploratórias, significativas e construtivistas, devido a demanda pela busca da informação, tornando-se mais um colaborador no processo de ensino e aprendizagem, que assume características de parceria.
O aluno, tal construtor do conhecimento, torna-se mais ativamente participante em relação ao processo de aquisição de conhecimentos, pelo fato de lhe ser facultado elaborar livremente, sob a sua própria responsabilidade, trajetos de seu interesse, acessando, seqüenciando, derivando significados novos e acrescentando experiências pessoais às informações que lhe possam ser apresentadas
Com as tics o objetivo é melhorar a comunicação no ambiente escolar e ampliar a possibilidade de expressão de alunos e professores, contribuindo para construção do conhecimento.
O desenvolvimento do pensamento não é dependente exclusivo da leitura, feitas de livros. À medida que se tem contato com as tecnologias: TV, rádio, computador, internet, e outros, o homem também está fazendo uma leitura e também desenvolvendo seu pensamento, sem prejuízo intelectual ou neural. Pelo contrário este terá modificado sua forma de pensar, pois o modo que se processará o conhecimento, motivará o desenvolvimento das habilidades superiores de abstração, assimilação e raciocínio.
Na aprendizagem à distância as tecnologias exercem influencias peculiares, pois a permitem refletir o conhecimento, discutir as mudanças e as contribuições que podem oferecer no ambiente escolar, aceitando e respeitando as novas formas de aprender e ensinar, e partir da realidade real, para um novo momento de aprendizagem. Pois a educação na pode ficar alheia as mudanças e as riquezas oferecida pelo mundo tecnológico.
Referência:
Em Aberto, Brasília, ano 16, n.70, abr./jun. 19

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