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quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Didática: Objetivo sócio-político e pedagógicos

Compreender o movimento do que ensinar e como, implica conhecer o que é Didática na educação, no dia-a-dia, contextualizada com a realidade, que rompe com o mero estudo de teorias, técnicas e métodos. Pois não existe receita de prática docente que contemple as diferentes realidades que permeiam a sociedade, escola e sala de aula.
Porém é necessário compreender que: A prática educativa é permeada e "guiada" pelos objetivos sócio-políticos e pedagógicos; A escola é resultante e parte da sociedade. Portanto a prática educativa servi a que objetivos?
A sociedade é estruturada em classes com interesses divergentes, com objetivos (sócias, políticos, culturais, econômicos, entre outros) muitas vezes distintos, que influencia as relações sociais.
A escola por ser parte da sociedade acaba por disseminar posturas, condutas, valores, cultura e experiências de interesses, de manutenção do status quo?
Como a pratica educativa poderá, diante do contexto, ser instrumento de rompimento de paradigmas, capaz de superar a Didática idealista, centrada em regras e técnicas distantes da realidade ou promover transformações, considerando que as relações sociais não são imutáveis?