Pesquise no blog

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Didática: Objetivo sócio-político e pedagógicos

Compreender o movimento do que ensinar e como, implica conhecer o que é Didática na educação, no dia-a-dia, contextualizada com a realidade, que rompe com o mero estudo de teorias, técnicas e métodos. Pois não existe receita de prática docente que contemple as diferentes realidades que permeiam a sociedade, escola e sala de aula.
Porém é necessário compreender que: A prática educativa é permeada e "guiada" pelos objetivos sócio-políticos e pedagógicos; A escola é resultante e parte da sociedade. Portanto a prática educativa servi a que objetivos?
A sociedade é estruturada em classes com interesses divergentes, com objetivos (sócias, políticos, culturais, econômicos, entre outros) muitas vezes distintos, que influencia as relações sociais.
A escola por ser parte da sociedade acaba por disseminar posturas, condutas, valores, cultura e experiências de interesses, de manutenção do status quo?
Como a pratica educativa poderá, diante do contexto, ser instrumento de rompimento de paradigmas, capaz de superar a Didática idealista, centrada em regras e técnicas distantes da realidade ou promover transformações, considerando que as relações sociais não são imutáveis?

Um comentário:

  1. Marina seu blog ficou lindo.
    sobre a questao do portador de deficiencia ,seja qual for ,obteve um grande avanço como cidadao digno de respeito de seus direitos,e portanto pessoa capaz de realizar muitas coisas mesmo diante de algumas limitaçoes.Vale e passe lá no meu blog e dê uma olhadinha,vou esperar sua visita.Bjk.

    ResponderExcluir