Pesquise no blog

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

As TICs

Hoje vivemos na Era da Tecnologia, onde as TICs assumem um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que dinamiza o tratamento do conhecimento e dispõem de diversas linguagens, o que torna o objeto de ensino atrativo, sendo assim mediadora entre professor – conhecimento – aluno. As TICs não podem ser consideradas apenas na sua capacidade e complexibilidade enquanto equipamento, mas possibilidades de utilização humana na busca pela informação e comunicação, nos meios sociais e culturais.
Segunda pesquisas, das TICs mais expressiva está a internet, tanto pelo grau de utilidade, quanto pelo grau utilização, pois se tornou freqüente como meio de comunicação formal e informal, síncrona e assíncrona, que proporciona um custo muito inferior em relação a outros meios de comunicação, podendo interligar duas ou mais pessoas e oferecer os mais diversos serviços.
A internet mudou a forma das pessoas se: comunicar, relacionar, consumir, trabalhar e divertir, derrubando barreiras (língua, distância, cultura, entre outras).
Diante desta realidade, como negar à prática docente a inclusão e potencialização das TICs como recurso mediático no processo de ensino e aprendizagem?